Iniciando produção musical no Linux

Essas é uma postagem com intenção de ajudar principalmente que estar migrando e pretende usar linux com plataforma,espero que isso realmente ajude de alguma forma .


1 - As diferenças, o que sentirei falta, e as dificuldades ?


Já devo ter falado isso algumas vezes ,mais vou contar um pouco sobre quando migrei para linux,e como foi eu querer usá-lo para criar minhas musicas . Bom, quando conheci Linux, era o mesmo tempo em que eu estava aprendendo sobre produção musical dentro de Caixa .
Nessa época me apaixonei por plugins de áudio e passei a baixar vários e colecionar,tentei varias Daws tentando entender o por que essa ou aquela era a melhor. E assim fui buscando conhecer mais e mais sobre isso, e hoje vejo que não sei nada ainda .
Então cheguei no linux com a decisão de ficar, mais,cade todas aquelas ferramentas que eu tinha? ,descobri o wine,e sim, da para fazer,mais gravar é péssimo.
Eu não conhecia as ferramentas, não encontrava blogs e sites tão esclarecidos que me oferecesse as coisas da forma que eu encontrava quando usava windows, e vi que faltava isso.

As diferenças :

Além do sistema ser bem diferente, um universo de coisas, de plugins como Lv2,ladaspa,dssi , entre outros, onde se localiza as coisas, de como se instala, tudo isso é diferente,e causa um pouco de impacto sim.

O que sentirei falta :

Você deve ter percebido que eu por exemplo, sentir falta de todas as ferramentas, chegando a tentar usar pelo “wine” ,mais nada se comparar a segurança de usar nativa, sim, wine fusiona incrivelmente bem, mais pelo menos eu, nunca me sentia seguro e por fim, usava o freeze em tudo .

Dificuldades :

Sim, você vai ter , começa pela adaptação .Depois você vai ter que pesquisar bastante sobre quase tudo,além de entender muitas coisas. Você vai ter que fazer tudo com o que tem nas mão,e ser muito mais criativo. Mais te garanto que a sensação de liberdade e aprendizagem que você vai ter, não tem preço,e você se senti livre e capaz de fazer suas produção com qualquer coisa e mais simples que seja.





2 – Distribuições Linux para produção musical ?


Não vou tentar explicar o que é uma distribuição,acredito que isso você já sabe, mais aqui vai mais que uma opinião minha entre outras coisas.
Eu acho muito legal as distribuições Linux para produção musical,embora eu considere duas delas realmente incríveis para esse tipo de trabalho.
Instalar uma delas ajuda muito a quem estar chegando e não sabe ainda fazendo pequenas configuração que como eu disse, é um aprendizado que você vai ter,e para facilitar sua vida,elas estão aí para ter dar uma mãozinha. Mais você não é obrigado a usar uma delas, qualquer distribuição pode ser usada,com um pouco mais de conhecimento você pode deixar qualquer distro redondinha para uso.

Download :





3 - Kernel ,Lantency e Kernel Low Latency ?



Kernel

Uma coisa que demorei entender, e é tão simples de se explicar. Todos os sistemas operacionais,incluindo os de mobile tem seu kernel, e entre eles estar o kernel Linux.
Ele é o esposável por fazer a comunicação do seu Hardware , por exemplo : seu PC , e os softwares , que seria no nosso caso as , daws, plugins e etc.

Latency ou Latência

Quando você grava por exemplo sua voz, e você quer ouvir ao mesmo tempo, com certeza já teve situações em que seu retorno chega atrasado, esse atraso agente chama de latência.
Essa latência é nada mais nada menos que o tempo que leva para o áudio entrar em seu hardware e fazer todo o processo até achegar a você, isso é só uma exemplo.
Para melhorar isso é comum usar alguma ferramenta que diminua esse atraso, e vamos já falar nisso.

E o kernel Low latency? ?

Enfim chegamos nele, sim ,esse Kernel é chamado assim pelo fato de ele ter baixa latência ,esse atraso é bem menor . A vantagem é que, quando você usar alguma ferramenta para diminuir a latência, com certeza vai exigir muito mais do seu hardware , com um Kernel Low latecy ,você acaba que tento que diminuir muito menos o atraso,exigindo menos do seu Pc .
Mais para ser sincero, o kernel Linux já tem uma latência baixa, e quase não sinto diferença nos Kernel padrões que já vem nas distros.





4 – Sistema de Audio no Linux (Alsa , PulseAudio e Jack )



Vou começar primeiro falando um pouco do  que é um "Driver" , os
drives são componentes que instalamos no "Kernel " e ajuda na comunicação do sistema operacional com o Hardware , eles tem tarefas especificas .


Alsa  





nos sistemas operacionais Linux , o drive utilizado se chama " ALSA " , que significa
(Advance Linux Sound Architecture ) . Ele substituiu o antigo drive chamado "OSS"  , e foi projetado  para suportar alguns recursos  que o OSS  não suportava , como por exemplo a possibilidade de trabalhar com " MIDI" .
Porém o ALSA não trabalha suporta múltiplos dispositivos e é onde passando a falar sobre o PulseAudio .



PulseAudio


PulseAudio é um servidor de som , que acessa vários dispositivos ao mesmo tempo,trabalhando junto  ao ALSA .Ele nos possibilita ter um melhor controle de som, um bom exemplo é você abrir o Mixer de audio da sua distro, e você podera ver os dispositivos e controla-los de forma independentes.


Jack Audio




E o que é o "Jack Audio" ?
O Jack e o PulseAudio são praticamente a mesma coisa,porém com alguns diferenciais ,e vou sitar alguns deles para você entender melhor.

O Jack Audio tem como Objetivo fornecer conexões em "tempo real" ,além da possibilidade de você poder fazer conexões entre softwares , mas ele trabalha somente com os softwares que podem se conectar no jack.


Aqui estar um simples exemplo de como funciona quando trabalhamos com Midi 








5 – Interfaces de Audio


Bom, infelizmente eu não tenho varias interfaces para testar e te dizer, se fusiona ou não,mais espero pode futuramente ter oportunidade para isto. Mais atualmente tenho duas da Behringer , e posso dizer que nunca tive nenhum problema com nenhuma delas. Faço a conexão no Qjack e fusiona tudo muito bem, incluindo a entra Midi.

Mais você pode obter mais informações (AQUI )






6 – Daws  e Editores de audio para Linux


Uma das primeiras coisas que procurei, de cara me deparei com “Ardour ” ,que é bastante completo e cheio de funções, mais cada um tem seu gosto e como eu disse,eu gosto de testar,e sair procurando outras opções, testei algumas demos , e opções gratuitas. Com certeza isso é algo que não falta para você . È claro que você não vai encontrar algumas populares como “Pro tools, cubase, Flstudio ,studio one, e etc.’’ ,mais as que temos não deixa a desejar .

Algumas Daws que você pode gostar (AQUI)








7 – Plugins de audio para Linux


Acredito que segunda coisa mais procurada no inicio depois de encontrar uma Daw.
Eu sair procurando em todo canto diversas opções, e de verdade, eu sinto falta de algumas que eu usava bastante,mais com um tempo fui vendo que tudo só depende de si mesmo e de seus ouvidos.
Eu só conhecia “ Vst” e de repente me deparei com plugins Lv2 ,ladspa e entre outros e fiquei surpreso e o quanto eu vivia realmente em um universo fechado . Assim fui conhecendo diversos plugins e pacotes bem legais como os da , Calf , Zamaudio , Invada , e outros já conhecidos como os da , GVST , Tal , OvertoneDsp .


Saiba mais :


se você tem o Synaptic Package Manager instalado com poucos clicks você instalada plugins como invada,calf studio gear e Zamaudio,além de vários Lv2,Ladspa,Dssi,Carla host e outras ferramentas bastante importante  .




8 – Instrumentos Virtuais
Ai estar uma questão , você sentirar realmente falta de encontrar isso com facilidade, mais espera, vou te dar a opção que você vai gostar tanto quanto eu gosto,não se desanime.
Eu procurei muitos plugins Vsti por exemplo e te garanto que tem mais são poucos, e foi que passei a conhecer e usar o que chamamos de “Soundfonts ” ,que são aquivos com pequenas amostras de áudio . Você pode encontrar diversos do tipo , Sf2 , Sfz e GiG ,gratuitamente em diversos sites.
A questão agora é , como usar?
Para isso você vai precisar de algumas ferramentas para tocar esses soundfonts, entre elas as que eu acho melhores são: Sfzero, Carla e Linuxsampler .
Também usamos bastantes samples,no meu caso, eu uso bastante em baterias ,que fica bem mais facil de se utilar atraves do "Sitala"  um drumsampler  que é claro você pode usar para outros tipos de sampler , e o  “ Fabla ”,um plugin Lv2 bem interessante.
Você pode encontrar mais informações no Blog sobre essas ferramentas .


Saiba mais:





Espero que tenha ajudado,muito obrigado por visitar o blog,e qualquer sugestão deixe nos comentarios, seu feedback é muito importante  👍😁


....












...

Comentários