Como instalar plugins " VST " no Linux


Olá pessoal , tudo beleza?..
Bom , hoje vou falar de algo que eu ainda não tinha postado e acho fundamental principalmente para quem estar chegando no pinguim que é "como instalar plugins de audio no Linux " ,VST , VST3 e LV2..
Diferente do windows , os plugins podem ter outras formas de instalação e pastas onde se localiza os plugins. Aqui no blog tem uma pequena lista de plugins que você pode baixar e instalar clicando (AQUI)  , recomendo também o site " Linuxmusic " , para você encontrar diversos plugins disponíveis para Linux .
Basicamente temos  3 formas simples de se instalar plugins  que são , somente copiando e colando o arquivo , você tem também instalação por pacotes ".deb " e pelo " synaptic "...



1 ) Copiando e colando 



Alguns plugins basicamente você pode somente copiar e colar em uma pasta e direcionar a sua Daw a essa pasta , bem semelhante ao windows  .
 
Onde devo colocar meus plugin? 
 
Existe algumas pastas ocultas para que seja adicionados esse plugins, se você for na pasta pessoal e der der um CTRL + H , elas vão aparecer ..

Se seu plugin for um VST2 , você pode colocar na pasta:
~/.vst

Se for um VST3 , você coloca na pasta:
~/.vst3

E se for um LV2 , você coloca na pasta:
~/.lv2
 
Se sua Daw não reconhecer, você deve adicionar essas pastas , e depois escanear..
 
Você pode colocar em outras pastas, e creio que essas são bem mais garantidas e sua Daw pode reconhecer facilmente..
Para ter acesso a essas pastas você precisa acessar seu gerenciador de arquivos  como super usuário , no meu caso como utilizo o " ZorinOs "  , o gerenciador padrão é o " Nautilus " , então por exemplo ,  basta ir no terminal e :
 
sudo nautilus
 

depois você adiciona os plugins nas pastas :
/usr/lib/vst
/usr/lib/vst3
/usr/lib/lv2

 " Se acontecer de mesmo assim, o seu plugin não aparecer, como já aconteceu comigo uma vez , sugiro que você procure em sua Daw a opção de " Limpar o Cache"  e depois escanear novamente, isso funcionou comigo ... "



2 ) Instalação .Deb 

Já em plugins instalados .Deb , geralmente esses plugins podem estar em duas pastas , a pasta VST que se encontra em " usr / lib / vst " ou na pata lxvst que se encontra em  "usr / lib / lxvst ", "/usr/lib/vst3 " e " /usr/lib/lv2 " ..
Da mesma forma que instalação anterior, caso sua Daw não reconheça os plugins , você deve adicionar o path , ou seja, sua localização , e escanear ..


3 ) Instalação pelo " Synaptic "

Talvez seja a forma mais pratica de instalar diversos plugins de uma vez, hoje quase não instalo plugins pelo " Synaptic " somente se for preciso , pois muita coisas pode ser instalada através dele facilmente em sem dor de cabeça..
Recomendo instalar o repositório do " KXstudio " antes, para que você tenha uma quantidade enorme de ferramentas..

Eu espero realmente que tenha ajudado , e quero agradecer ao amigo que me sugeriu essa postagem, estava em falta mesmo .


Grande abraço e até a próxima !

...

Comentários

  1. Que site maravilhoso, faço musicas no meu quarto e a pouco tempo migrei pro linux, voces estao me ajudando demais !!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog. Este blog aparentemente tem mais vontade de implementar o uso de VSTs do windows que a o próprio staff do Ardour, uma pena. Mas obrigado pelas dicas, tentarei implementar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário