Instrumentos virtuais para Linux ?! ( Atualizado em Janeiro de 2022 )




Não é a primeira vez que vejo amigos falando sobre isso e sobre a falta de instrumentos virtuais para Linux.Realmente tenho que concordar que isso deixa a desejar,quase não se encontra plugins para determinados tipos de instrumentos..

Então, como me viro com isso?

vamos lá,a resposta é que essa falta de plugins pode ser resolvido com soundfonts.E se você não sabe do que se trata, vou tentar explicar o que são. Soundfont é um formato de aquivo que contem amostras de áudio para reproduzir arquivos midi. 

Como usar esses soundfonts?

Uma das coisas que eu me perguntava era, como uso isso?,e foi então que aos poucos fui conhecendo algumas ferramentas,e vou sitar 2 que eu realmente acho bem legais.




" Carla "


No post anterior eu falei sobre essa ferramenta que apesar de ser um Host para plugins,você pode rodar aquivos soundfonts.E sinceramente,eu tenho usado essa ferramenta para isso, pela facilidade que ela me dar e pelo fato de suportar arquivos ,SFZ,SF2 e GIG .E mais um ponto positivo,é que você pode usá-la em performasse ao vivo, isso é uma delicia hehe'.




" Sfizz "


Uma alternativa ao " sforzando " , um plugin soundfont player para o formato em SFZ ..



" Drums "
Em um outro post eu falo melhor sobre algumas alternativas para criação de drums, veja no link aqui abaixo :
 


Aqui estar alguns plugins de instrumentos que temos disponíveis para Linux , caso eu tenha esquecido , ou você conhece algum que não estar aqui, por favor, deixe nos comentários para que eu possa adicionar !


  " Synths "
 Synths temos muitos, aqui abaixo estar um link com uma lista de plugins e entre eles tem diversos synths que você pode fazer o download :

 


Espero ter ajudado, obrigado por visitar o Blog,uma boa sorte :)

...

Comentários

  1. Cara... queria uma maneira de rodar uma soundfont a partir do PianoRoll no Reaper. Não tenho nenhum instrumento MIDI então minha opção seria fazer na unha, mas só encontro plugins para instrumentos MIDI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma alternativa boa sem duvida é o carla, pq vc pode rodar tanto dentro de uma daw, quanto fora de uma daw em casos de um ao vivo por exemplo, bem semelhante ao kontakt ... dentro do reaper tem o fluidsynth az tbm ! ai vc tem vários sites que fornece soundfonts, na minha opinião, vai de carla que é sucesso, roda sf2 e sfz ;)

      Eliminar
  2. meu ímão obrigado trabalho com audio no linux e gosto muito. O mundo open sorce é maravilhoso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário