Produz musicas e quer migrar para Linux ? Aqui estão 3 dicas .






Sei que muitos que visita o Blog já é usuário de Linux e  não estar nem um pouco interessado
nesse assunto , mais eu também sei que tem uma galera que produz músicas e simpatiza
com o pinguim , tem uma certa dúvida  .
Migrar não é fácil  quando se sabe que existe tantas ferramentas disponivel para windows ,

você sempre pensa , “ Se eu migrar não vou ter mais isso , ou aquilo “ , eu mesmo pensei ,
mas dei uma oportunidade a esse novo mundo e estou aqui até hoje, mas tudo seria mais simples
se eu tivesse tido alguém para me dar uma direção , infelizmente eu não tive ,e por isso fiz esse post .

Essas dicas são meu ponto de vista e você pode pensar diferente , mais a melhor coisa que
você pode fazer em primeiro lugar é ,usar ferramentas multiplataforma , isso é , Daws , plugins ,
tudo que está disponível . Baixar e se acostumar com elas vai ajudar bastante ,e  a gente sabe que i
sso influência na migração . Então vamos para as 3 dicas .



1º Ferramentas Multiplataforma
Vale muito a pena você se adaptar a essas ferramentas, influência , e você não precisa fazer
dual boot ou usar uma máquina virtual , elas funcionam da mesma forma
independente da plataforma.

Daws
Se você utiliza , Cubase, Sonar , Pro Tools , Studio one , por exemplo , infelizmente você
não vai ter disponível , e o que eu sugiro é procurar uma alternativa . e temos boas daws com
versão ,tanto para windows , como Mac e Linux , e aqui estão algumas .
Audacity (Para edições simples )


Plugins
Fiz uma pequena lista aqui abaixo de de alguns plugins , e olha ,muitas delas estão aqui no
Blog e sempre indico , e sim , elas tem para windows , Mac e Linux .

( Drums )



“Sitala” ,esse eu indiquei recentemente , uma boa ferramenta para usar samples de Drums ,
aqui no blog tem alguns Sf2 e os samples estão incluídos nos arquivos ,você pode baixar e usar ..



( Guitar e Bass )

Uma ferramenta que estar ficando bem popular com a galera que faz músicas no Linux é o
“Tonelib Gfx” , e sim tem disponível para windows , Mac e Linux . E uma ótima alternativa ao
Guitar Rig .



( Instrumentos Virtuais )

Disso eu já falei aqui no blog , e recomendo você visitar esse post . Enfim , umas das que
sempre indico é o " Carla Host " , pois você pode não somente rodar alguns plugins , como tocar
soundfonts , eu diria que é até uma alternativa ao Kontakt ,e sim , ela tem versão para , Windows ,
Mac e Linux .


Nesse post indico diversos soundfonts





( Plugins para Mixagem e Masterização )

Bom , alguns plugins tem versão para todas as plataformas , porém alguns são pagos ,
os que vou indicar aqui , alguns que  são gratuitos . Mais tente pegar jeito com plugins nativos ,
vale muito a pena .

Gvst (Windonws) , (Mac)


JackAudio

E por fim , e chega ser até curioso , pelo menos para mim , JackAudio  . Você deve conhecer
o “Asio “ certo? , então JackAudio faz o trabalho do Asio no Linux , porém essa ferramenta vai
muito mais além e se você não conhece, recomendo pesquisar e conhecer. E sim, ele também tem
versão não somente para Linux ,mais para windows e Mac , embora seja mais popular e usado por
usuários do pinguim . Esse é opcional e não sei como funciona em outros O.S , então fica a
seu critério tentar ou não .


Temos muitas outras ,mas essas são algumas multiplataformas que acho que são bem legais para
se adaptar .

2º Distribuições

Essa  é próxima dica, e se você  não tem nenhuma familiaridade com Linux , sugiro opnar por uma  
distro com todas as ferramentas e configurações prontas para utilização , como “Ubuntu Studio” ,
ou “AVlinux “ , isso ajuda muito , e depois que você já estiver familiarizado , escolher alguma distro
que te agrade mais ,mais na minha opnião , vai de Ubuntu Studio ,principalmente pelo fato de ser
uma " flavours" do Ubuntu , assim você vai encontrar bastante documentação que pode te ajudar .
Mas se você já tem algum conhecimento , vai na que você curte .



3º última dica

E nessa você já vai estar no Linux , e vai ser muito bom , procurar pessoas e interagir  
com quem já faz seus trabalhos usando Linux , e já tem um certo conhecimento , pode ser legal .
Abaixo vou deixar alguns grupos ,chats e canais para você participar .

Grupos :

LLAB : @LLAB_Gnu
( Grupo no Telegram Brasileiro focado em ferramentas Livres e open source )

IRC
( Talvez alguns não conheça, mas é bem legal, não precisa fazer cadastro , coloque o
seu nick e o canal que pretende participar , aqui abaixo tem alguns canais .

#linuxmusicians  (ING)
Ir para o IRC 


Fóruns :



Canais :

LLAB BRASIL (PTBR)


Bom, acho que 3 coisas são suficientes, não é tão difícil assim , basta somente se adaptar ,
o resto é com você ,e com tempo você vai aprender e conhecer muitas outras coisas , aqui no blog
tem um poste que após migrar pode ser útil para vocẽ iniciar ..


até logo e boa sorte

...

Comentários