Linux é bom para produção musical?

Essa não é uma pergunta de quem já usa e faz suas musicas usando Linux como plataforma ,e sim naqueles que querem migrar e tem uma certa duvida em relação a isso, “Linux é bom para produção musical?”. Não sou a melhor pessoa e mais profissional para lhe responder ,mais sou um curioso que procura aprender,e uso Linux para fazer tudo,não só de áudio e as coisas do blog ,mais muitas outras coisas.

Dizer que Linux não é bom para isso, simplesmente por não ter ferramentas populares de marcas como “Waves ,Izotope Ik Multimedia , e entre outras. Não significa que ela é ruim , não relacione a falta de interesse dos desenvolvedores com a qualidade da plataforma. A falta delas não faz, nem do Sistema operacional, nem a Daw e nem você mesmo ,incapaz de fazer um bom trabalho !
Ontem eu estava conversando com dois amigos e tive a ideia de falar sobre isso hoje,então vamos ao que interessa.


Kernel

Talvez você caiu de paraquedas nesse blog e nunca usou Linux, pode ser que você não saiba do que se trata,mais vou deixar aqui um video sobre “ O que éKernel e porque ele é tão importante pra o seu celular ou PC ” .
Kernel tem um importância nisso de começo,a latência do áudio estar relacionada a ele, e vou dizer para você que nele a latência é bem pouca ,e quem sabe mais na frente eu fale sobre alguns Kernels.


Qjack (jack audio connection kit)

Sabe aquele drive chamado “Asio” que você usa para diminuir a latência do áudio ? , certo, Qjack é o nome da ferramenta que usamos para isso, e ele vai muita mais além do que simplesmente diminuir latências,ele é simplesmente incriável .


Interfaces de áudio

Bem, infelizmente não vou poder dizer com fusiona cada uma,mais as que usei era da “Behringer”,e eu particularmente nunca tive problema com nenhuma,tudo fusionou numa boa,mais você vai precisar procurar algo mais caso use de uma outra marca,mais pelo que vi de alguns amigos falando, a deles não teve problema algum.

Daws (Digital Audio Workstation)

No começo eu não sabia que tinha tantas Daws para Linux, e atualmente temos nomes de peso que oferecem versão nativa que é uma maravilha, entre elas “Ardour ,Bitwig,Reaper,entre outras”.


Plugins

Se você é do tipo que só consegue fazer suas mixagens e masterizações usando plugins de nome no mercado como “Waves” por exemplo, esquece ,não temos isso ainda,mais temos sim,uma boa quantidade de plugins de audio para linux ,não só Vst ,como Lv2 e outros, tudo vai depender de você,seus ouvidos e criatividade.


Controlador Midi

Outra coisa que não saber dizer quais fusiona bem ,porém uso o Qjack para fazer as conexções do meu controlador . E fusiona bem, tem uns vídeos do qual mostro como conecto em umas daws usando o mesmo método,você pode tentar se quiser .



Instrumentos virtuais

Bom, são bem poucos , é bem comum usarmos uma ferramenta chamada Linuxsampler e Qsample que é uma alternativa ao Kontakt ,para rodar,SF2 , SFZ , e GIG . Também temos uma ferramenta que gosto muito chamada Sfzero .
Você vai encontrar no Blog mais coisas como, baterias virtuais, distorção para guitarra e outras coisas.




Agora que você já sabe como fusiona as coisas, e que sim, você pode fazer seus trabalhos sem problemas,e que tudo só depende de você mesmo. Se tomou a decisão de usar Linux para isso, o próximo passo é você ler essas portagem que vou deixar logo abaixo, vai ter ajudar a iniciar e tem algumas dicas que vão facilitar sua vida . Realmente espero ter ajudado você ,grande abraço e boa sorte !






...


Comentários