Masterizando suas Musicas no Linux !




Antes de tudo ,quero dizer que isso é baseado no que eu gosto de usar,se você usar outras ferramentas ou faz de forma diferente,continue fazendo de sua forma,a intenção é so indicar alguns plugins bem uteis para essa parte do trabalho,então vamos ao que interessa.



"Equalizadores:"


-AVA MASTERING EQ ($)
Esse é um equalizador da "MixBuss",sim,com o foco em masterização,é uma ferramenta poderosa para controlar o equilíbrio final da mixagem,e com uma forma curva única é ideal para manter o caráter de sua faixa enquanto reequilibrar a mixagem para obter um brilho profissional


- X42-EQ  (Free)
Esse é um equalizador linear em formato "LV2" ,um dos melhores plugins equalizadores para linux,se você estiver em alguma Daw que não tem suporte para Lv2,você pode rodá-lo através do "Carla".


-PTC-2A Vintage Program EQ Plug-in ($)
Outro grande plugin da"Overtone Dsp" ,um equalizador parametrico que simula o "Putec", e sim temos este para Linux.


Como você sabe, ou não saiba,os plugins da "Lsp" são de alta qualidade,e com certeza esse estaria como indicação,um equalizador linear,com configurações de 16 e 32 filtros,para processamentos de sinal simultâneos,muito bom mesmo!


- LUFTIKUS (Free)
Esse é um equalizador parametrico com opções para analógico,apesar de sua simplicidade,a qualidade desse plugin é de surpreender qualquer um,eu gosto muito dele e para mim não pode faltar.


-AVA LegacyQ ($)
um grande equalizador da "MixBuss",creio que alguns já ouviu falar,e estar aqui mais uma opção de qualidade.


- Balance Analog Magpha EQ ($)
Esse é um equalizador para masterização , muito  bom, tirei um tempo para testar sua Demo, pois o plugin tem um valor bem salgado , mas se você tem grana e pretende investir, então vai em frente !



"Compressores:"


- TLS-1295-LEA (Free)
Esse plugin eu tenho usado muito ele, em quase tudo , e em masterização ele é muito  bom, basta você testar e tirar suas conclusões , realmente  uma ferramenta que você não pode deixar de fora.


-Plug-in Limitador Vintage FC70 ($)
Esse é um compressor da "Overtone Dsp" que simula o famoso " Fairchild 670 ",eu particularmente acho muito bom para masterizações.



"Compressor multibanda"

"LSP" mais uma vez,e agora com seu multibanda,sim,mais um para sua lista e dar para ver a quantidade de plugins de qualidade deles.


Esse é um plugins multibanda  em formato "LV2" da "Calf Studio Gear",são bem populares e como os demais,de ótima qualidade,esse compressor possui 4 canais de estagio de compressão separadas.


Outro plugin da "ZAMAUDIO" ,e se você precisa de um compressor multibanda,poderá gostar dele, afinal ele é bem fácil de usar.


-GMULTI (GVST)
outro compressor multibanda bem simples,e fácil de usar,ele também é bem completo e com outras funções


"Reverbe"

- Dragonfly Room ( Free)
Não é algo que eu faça , mas tem situações que eu sei que em masterização se utiliza  algum reverb para da uma umedecida quando a mixagem estar um pouco seca  e sem ambiência , e  sem duvida o 
"Dragonfly" é um dos melhores plugin de reverberes disponível para Linux .





"Efeitos de Distorção"

-SAFEDISTORTION ( Free)
Esse se tornou essencial na minha cadeia,um dos melhores,esse plugin possui também opções pre configuradas,a simulação de "Tape" deles é muito boa.


- ToTape5 ( Free)
Esse plugin , apesar de sua simplicidade , acredito que se vocẽ ainda não conhece, vai se surpreender , ele é um simulador de tape muito facil de manusear e te entrega uma sonoridade que pelo menos para mim , agrada bastante 


Outro plugin da nossa querida "CALF STUDIO GEAR " ,dessa vez um plugin simulador de fita,com diferentes aspectos de gravações magnéticas,com perda de brilho,ruídos e transientes mais suaves,compressão e distorção de sinal, bastante coisa não é?! 


-Exiter (Free)
claro que não podemos deixar de fora o exiter,sim algumas pessoas usam,e é bem útil depedendo da situação e o que você busca,estar aqui uma boa opção da calf para você.



"Controle de Stereo"


- Panagement2 (Free )
Um plugin bem bacana que foi disponibilizado esse ano pela "Auburn Sounds"  e eu diria que atualmente o melhor VST/LV2  para esse tipo de trabalho, não que os outros não seja, mas pela variedade de  de opções que ele ele te entrega  , é bem interessante .


- Stereo Source Separator (Free)
Mais um plugin para controle de stereo, esse é bem simples, porém mais uma alternativa 


- GSTEREO (Free)
As vezes é preciso abrir ou controlar um pouco mais o stereo,e para isso temos o Gstereo,plugin muito bacana.


" Limiter e Maxmizer "

TLS Poket Limiter (Free)
Mais um plugin da "TBT" e esse é bem legal , um limiter bem simples, sem duvida dos tipo de limiter que eu mais gosto, e esse eu realmente gostei muito ..

- Limiter da LSP (Free) 
Outro plugin da LSP muito bom para utilizar em suas masterizações , e dessa vez é o "Limiter " da LSP . Ele tem varios modo , opções , e um monte de coisas que vale a pena você testar , caso você não conheça ..

 - ZamMaximX2 (Free)
Esse eu usei bastante , eu sempre gostei dos plugins da "ZamAudio" , e sei duvida eu não ia deixar de fora esse maxmizer .


"Analisadores "


- Spectrum Analyzer da LSP (Free) 
Esse plugin é muito bacana, e é um analizador que você não pode deixar de fora, tenho utilizado bastante não somente na Materização como no processo de mixagem .


- EasySSP ( Free )
Outro analizador que eu recomendo você ter , por que ela te oferece  visualizações de espectrômetro ,  e goniômetro , e isso faz dela mais uma ferramenta bastante útil em suas masterizações e até mesmo mixagens .

"Meters"


- K-METER (Free)
É um medidor k-System de acordo com "Bob Katz".K-Meter suporta sinais de som surround mono ,stéreo e 5.1,o medidor lê níveis de "RMS" ou níveis ponderados de intensidade da "Itu bs.1770-1"


-LUFS METER (Free)
Um plugin para medir e ajustar o volume semelhante à percepção humana de volume. Em conformidade com a EBU R 128, ATSC A / 85 e mais .




"Channel Strip"


Master Mix é um plugin profissional de masterização estéreo que oferece processamento dinâmico e equalização de múltiplas bandas. Igualmente útil no mix bus, submix bus ou canal individual.




Estar ai, mais nada os impede de usar os plugins nativos de sua Daw,essas são somente opções,conforme novas ferramentas for surgindo, eu irei atualizando a portagem,mais uma vez obrigado,e boa sorte.




...

Comentários